24 de mai. de 2014

Cadeiras provisórias da Arena do Timão terão acabamento até terça





Cadeiras provisórias da Arena do Timão terão acabamento até terça

23/05/2014 10h05 - Atualizado em 23/05/2014 10h05

Por Rodrigo Faber
As arquibancadas provisórias da Arena Corinthians devem ganhar uma nova aparência até a próxima terça-feira. Com as ferragens ainda completamente expostas nos prédios Norte e Sul, as temporárias receberão um “envelopamento” branco – cor exigida pela Fifa, para manter um padrão nos estádios que sediarão a Copa do Mundo. Assim, a tendência é que para o jogo entre Corinthians e Botafogo, no dia 1° de junho, os setores já estejam com o acabamento finalizado, assim como já estão as entradas pelos prédios Leste e Oeste.


A estrutura contará com módulos desenvolvidos pela Fast Engenharia – mesma empresa responsável pelas cadeiras provisórias da Arena Fonte Nova, em Salvador – para que não tenha problemas em relação ao vento. As placas que tamparão as estruturas metálicas receberão uma espécie de “vazamento”, para que o ar circule normalmente sem comprometer os setores em questão. A intenção é tornar as arquibancadas temporárias semelhantes às fixas.


Durante esta semana, outra empresa, a Falcão Bauer, foi responsável por medir a qualidade das provisórias por meio de dois tipos de teste: estáticos e dinâmicos. No caso do primeiro, sacos de areia simularam o peso dos torcedores sobre as arquibancadas. No segundo, aparelhagens geraram uma vibração maior do que cerca de 10 mil pessoas - capacidade máxima de cada um dos setores temporários - poderiam causar. Nenhuma anormalidade foi registrada.


Válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, a partida entre Corinthians e Botafogo será o último teste da Arena em Itaquera antes da abertura da Copa do Mundo - marcada para o dia 12 de junho, na partida entre Brasil e Croácia. O estádio sediará outras cinco partidas: Uruguai e Inglaterra (19 de junho), Holanda e Chile (23 de junho), Coreia do Sul e Bélgica (26 de junho), um confronto das oitavas de final (1° de julho) e uma semifinal (9 de julho).